sábado, 30 de maio de 2009

Retretes ao Sábado (1)…com CV

Temos assistido a uma série de escritos de um tal Mineiro (1), a que decidiu chamar “Retratos à Sexta” (2).

Tais croniquetas são verdadeiras pérolas da blogosfera local: pérolas de linguagem, pérolas demonstrativas do status quo do ensino do português, pérolas do raciocínio político-juvenil, pérolas do que é a postura do Bloco por estas bandas, enfim… não fossem tão más, e de tão má qualidade, seriam autênticas “pérolas para porcos”… no caso concreto, pensamos que a frase deverá ser invertida!

Tendo em conta tamanha “importância”, não poderia o CIC ficar indiferente…
Por isso vamos estrear hoje o “Retretes ao Sábado” que mais não será que lançar no sítio apropriado os pensamentos profundos de quem, para começar, devia pensar em passar por um barbeiro para evitar ter que, um destes dias, ir aprender in loco como se tosquiam as ovelhas!... bom tema para uma croniqueta sobre a indústria da lã… fica o desafio.

Feito este intróito… avancemos para a análise da croniqueta de ontem.
Com a alegoria do “um ou dois parágrafos chegam”, o futuro Politzer abarca uma série de temas da actualidade: água, transportes, écrans LCD e condução citadina…
Quanto aos dois primeiros será repetitivo estar a “bater” nos argumentos, já de si estafados, que têm vindo a ser utilizados pelos mentores e, pelos vistos, agora também pelo M&M (Miúdo & Mineiro, o que derrete pela boca e não pelas mãos)… aqui passamos à frente e ficamos à espera dos resultados do BE nas próximas autárquicas…

Vamos então ao LCD… Curioso perceber que a “crítica” do miúdo a tal aparelho não se prende com a sua utilidade, função e/ou localização… tem a ver com o facto de ter vindo próximo das autárquicas e sem se saber a que custo… grandes preocupações! Análogas às nossas, relativamente às suas croniquetas: não com os conteúdos mas com a forma, pois que com os anos de escolaridade que já tem devia já saber ler e escrever sem dar os erros grosseiros com que semanalmente nos brinda!!

Quanto à condução citadina… será que o miúdo já é encartado? Ou anda a fugir com o popó do pai para obter a experiência necessária para a prosa crítica? Não!!!… não deve ser uma coisa nem outra porque, uma vez mais, a preocupação não é com o conteúdo mas com a forma… que chatice as obras (que irão resolver os problemas que alguém terá indicado ao M&M) estarem a ser feitas agora, a meses das eleições… será que ainda não percebeu a importância daquela via de acesso para que os cidadãos possam ir exercer o livre direito do voto? Pois é… quem não deve, não teme! Criam-se as condições óptimas para que os cidadãos se pronunciem… e essa será a VERDADEIRA CRÓNICA sobre a Cidade e o Concelho! Temos cá para nós que vai ser uma Crónica 5 estrelas!!!

Quanto à croniqueta de ontem do M&M… é a primeira a ter “retrete ao sábado”.... e já foi!

Acabei de puxar a descarga da água…e neste caso, sim, dou por mal empregue o dinheiro que paguei por este bem essencial!!!!

(1) Aquele que trabalha nas Minas
(2) “Retratos” presume-se pelas fotos que acompanham os textos pejados de erros ortográficos e “à Sexta” , presume-se porque são publicados no blog do Carriço à Sexta.

Sem comentários: