domingo, 2 de novembro de 2008

O FARSA TURISTICA

Peça em 5 actos, com apogeu final.

I acto - A boa nova
II acto - Patrão prepara a Comissão Instaladora
III acto - Patrão nomeia a Assembleia Geral
IV acto - Patrão é desmascarado
V acto - Patrão desespera
Apogeu - .............................


I ACTO

Patrão na boca de cena.
"Eis a boa nova. Temos Polo Turistico. O Governo insensivel do sócrates queria que a Serra da Estrela ficasse diluida na Turismo do Centro. Insensivel e ingrato. Não pensou neste camarada que assim ficava sem lugar. Mas o meu irmão no Turismo de Portugal, lá deu a volta à coisa e assim posso dizer que salvei a serra, mas eu é que me salvei. Agora tudo é mais fácil"

II ACTO

Patrão ao telefone com Trindade (Sec Estado do Turismo)
"Tá trindade? É pá pronto, eu sei que não querias, mas o meu irmão convenceu o sócrates e já vai para publicação o Polo da Serra. Porra pá, safei-me à justa. Mas agora preciso que ponhas a Comissão Instaladora, donde vão sair os Estatutos, donde vai sair quem manda na Direcção, com os nomes que eu te vou dizer. Para te representar o Martins que está com o sócrates. Não gramo o gajo mas como ele não me pode ver, melhor ainda. Depois é preciso um gajo dum ministério. Aí pode ser o Moreira da Agricultura, que sabe que o lugar é do PS não é dele. Depois convém um tipo das forças vivas da economia. Ninguém melhor que o meu amigo joão pedro esteves da vitivinicola, que é um homem "muita representativo" e que não levanta problemas: sabe quem o nomeou e lhe deu o tacho: o nosso governo. Depois convém alguém que precise de apoios para os projectos. Aí nomeias a turistrela, e o nosso amigo lá da empresa; se quer teleférico, tem que apoiar-me. Dos presidentes de câmara convém ser o de fornos de algodres. ´Tem a camara falida e anda pelo beicinho para ver se o sócrates o safa dos problemas de tesouraria. Deve-me muito o gajo."
"Ok patrão, conta com o despacho. Assim se fará" (entredentes trindade resmunga: "não gramo este gajo, mas esta merda de ser amigo do sócrates, tenho que engolir...")

Sem comentários: